RSS

Informação x Revelação


Há alguns dias atrás, a convite do Lu, fomos até a Igreja Batista do Povo, na Vila Mariana (Sampa City). Estava com saudades de lá! Foi nesta igreja que fizemos nosso curso de noivos e, desde então, passamos a alimentar um grande carinho por ela.

Naquela noite haveria (e houve!) uma programação com o ministério Casa de Davi. Deus falou muito ali! Saímos de lá muito abençoados e depois fomos comer uma panquequinha básica! Hehe!

O Davi Silva (líder do grupo) levou uma reflexão que gostaria de compartilhar aqui (hoje serei breve...):

"Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: 'Quem os outros dizem que o Filho do homem é?' Eles responderam: 'Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas'. 'E vocês?', perguntou ele. 'Quem vocês dizem que eu sou?' Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo'. Respondeu Jesus: 'Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus....'." (Mateus 16:13-17)

Estamos em um tempo onde o bombardeio de informações é gigantesco. Certamente somos a geração mais bem informada que já passou por este planeta (ou ao menos aquela com mais acesso à informação). TV, rádio, internet, instant messaging, VOIP, portais de informação atualizados a todo instante, e-mail, blog, microblog, fotoblog, podcasting, videocasting, RSS, ensino à distância... ufa! Recursos não faltam.

Toda essa informação nos faz... como diria... bem informados! E, pode, como eu comentei no post Aprendendo com quem sabe, nos levar a uma situação de saber tão grande que passamos a não querer mais aprender as coisas vindas Alto. Daí passamos a ser independentes, autossuficientes e orgulhosos. Pior: às vezes fazemos isso até mesmo com as coisas de Deus... estudamos, lemos livros, fazemos exegese e nos esquecemos de pedir ao Espírito que nos ensine.

Quando Pedro diz "Tu És o Cristo, o Filho do Deus Vivo", Jesus diz que ele não aprendeu isso de outra fonte que não fosse o Pai. E Ele não disse que o Pai informou isso a Pedro, mas sim que revelou! Pedro não tinha a Bíblia escrita e compilada que temos hoje, não ia à EBD e não recebia as devocionais do Max Lucado por e-mail (que, por sinal, são ótimas!). Mas ele entendeu algo, e isso lhe foi revelado (ensinado, mostrado) pelo próprio Deus! Ele andava diariamente com Jesus e certamente aprendeu muito sobre o Mestre, mas com relação a esta certeza o próprio Jesus foi bem específico: foi o Pai quem revelou.

Informação é algo ótimo e é necessário, mas não pode suplantar aquilo que encontramos apenas nEle.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Lucas disse...

Muito boa a análise!

Sinto que hoje em dia, principalmente os critãos evangélicos históricos "tradicionais" tem medo da revelação, pois pode parecer algo "pentecostal", quando na verdade é algo espiritual, dado diretamente do Espírito a quem o tem buscado. A revelação não é previsão de futuro, mas sim uma resposta de intimidade do Espírito Santo.

. disse...

Muito bem, Lucas! Concordo com tudo!!!

Thaise de Souza disse...

Eu estive presente no culto no qual o Davi Silva fez essa reflexão. Vim para casa encantada, pois a é exatamente isso que acontece! As pessoas se enchem de informações sobre Deus, mas a revelação vem direto dEle! Muito bom!

Postar um comentário