RSS

Viva cada dia como se fosse o último...o último do seu próximo.

Por Lucas

Há alguns anos que a frase "carpe diem", e a idéia do "aproveite o dia" faz parte do nosso cotidiano. Atualmente, vem sendo veiculada a propaganda da nova Ecosport que começa com a frase "Hoje é o meu último dia de vida", o personagem da propaganda sai cedo de casa com os amigos, vai para a praia, depois para a cachoeira, saem pra comer, e no fim da propaganda, no outro dia de manhã ele levanta e diz: Hoje é o meu último dia de vida, de novo.

A idéia da propaganda é a de que devemos fazer oq nos traz alegria, valorizar nossas amizades, ir atrás dos nossos sonhos como se fosse o nosso último dia na terra, apesar de algumas pessoas entenderem que a mensagem é que a Ecosport não é um carro seguro, e que cada dia dentro dela pode ser o último.

Nessa linha de carpe diem, existe o filme Uma vida em sete dias, com Angelina Jolie. segue sinopse:

Lanie Kerigan (Angelina Jolie) é uma repórter de sucesso da TV Seattle que leva uma vida superficial, ao mesmo tempo em que acredita ter tudo o que interessa na vida: um lindo apartamento, um emprego em uma grande emissora de TV e ainda um namorado superstar (Christian Kane). Entretanto, ao entrevistar o Profeta Jack (Tony Shalhoub), um sem-teto que diz prever o futuro, ele diz a Lanie que ela tem uma vida sem sentido e que morrerá em poucos dias. Inicialmente incrédula, Lanie passa a acreditar na profecia de Jack quando outras de suas previsões se confirmam. É quando ela passa a reavaliar seu padrão de vida e suas prioridades na intenção desesperada de conseguir alterar seu destino.

Vendo esse filme, a propaganda da Ecosport, e mais tantos exemplos que aparecem por aí, algo me chamou a atenção, sempre que se fala dessa "filosofia de vida" se fala de algo que tem haver somente com os seus interesses, com as suas necessidades, com o seu mundo, enfim, é uma abordagem totalmente individualista e egoísta. Isso tudo me leva a pensar que partindo para um extremo, essa filosofia pode ser empregada por pedófilos, assassinos, estupradores, afinal eles não tem nada a perder, e se o ato lhe dá prazer, ele deve "ir pra cima" sem pensar nas consequências.

Pensando em Jesus, eu vejo uma postura mais parecida com Viva cada dia como se fosse o último de vida do seu próximo, um novo mandamento, amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo.

Uma postura dessa empregada, em uns 50% do nosso dia a dia, nos faria filhos melhores, irmão melhores, pais e mães, funcionários, ovelhas, amigos melhores...

Escrevo isso depois de passar raiva, sabendo de um namorado cristão que traiu a namorada missionária indo pra cama com a ex, também cristã. O pior é que isso não está longe, isso faz parte de nós mesmos, do nosso mundo.

A igreja atual que vejo está cada vez mais próxima da arca de Noé, fedida e suja por dentro, mas se sair, é morte.

Cansei de ver famílias destruidas, casamentos, amizades, ministérios, missões, bandas, igrejas todas, líderes caírem, por causa do egoísmo de cada um dos cristãos que estavam ao redor deles o tempo todo e não fizeram nada. Caio Fábio disse uma vez: Eu não caí quando adulterei, isso só foi o efeito, já estava caído bem antes.

Qual a diferença que temos feito na vida uns dos outros? Até que ponto não aplicamos o carpe diem? Qual a diferença que buscamos para nós mesmo? Nos acomodamos nessa vida atual, de clubinho gospel e vamos levando, sendo usados por Deus da mesma forma que ele usou a mula para falar com Balaão, e achamos isso o máximo!

Precisamos olhar pra Cristo, tendo em mente sempre os versículos de Marcos 8:

35
Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
36
Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
37
Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?
38
Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.

Enquanto EU não entender 100% o que esses versículos dizem, e lutar pra aplicar isso na minha vida, eu vou continuar sendo um filho, empregado, amigo, irmão, líder de louvor, meia boca, uma pseudo benção que só olha para o próprio umbigo e busca mais as mãos de Deus do que a sua face.

É hora de viver cada dia como se fosse o último, do meu próximo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Elder Moraes disse...

Fantástico, Lucas!! Sem dúvida, uma das melhores reflexões que li nesses últimos meses. Nos leva a pensar se muitas vezes não estamos chegando às raias do edonismo em nossa vida "cristã", e mesmo assim achamos que estamos na crista da onda.

Parabéns, não pare de escrever!

Postar um comentário