RSS

Uma breve teoria sobre intervalos

E ae, galera!

Estamos inaugurando mais um espaço no nosso blog, destinado a teorias e estudos relacionados à música. Os posts abertos aqui ficarão listados no link ao lado "Artigos e Estudos", ok? Vou tentar ao máximo não enfatizar peculiaridades voltadas à guitarra, mas sim à música de forma geral (inclusive para vocalistas que estejam de alguma forma envolvidos com o lado mais teórico da "coisa").

Talvez algumas coisas soem como óbvias para alguns. Que bom! Compartilhe do seu conhecimento conosco também! E para aqueles que talvez não conheçam algum assunto tão bem, que este espaço possa lhe ser útil!

Pois bem, vamos lá! Eu ia começar com um assunto bem legal, que são os Modos Gregos. Porém, percebi que antes disso precisamos ter uma noção forte de Intervalos, pois sem eles o estudos dos modos ficará meio confuso. Vejam a tabela abaixo:

Clique na imagem para vê-la em tamanho grande

Vamos a algumas explicações:

Grau: É cada nota da escala diatônica, aqui demonstrada em todos os seus semi-tons. Chama-se "intervalo" porque é o espaço entre a tônica (nota base ou de referência) e a nota em questão (por exemplo: a 3M - terça maior - está a dois tons da tônica). Como estamos falando de escala diatônica (mais comum no mundo Ocidental), temos 7 notas (mais os acidentes entre elas). Se estivéssemos falando, por exemplo, de dodecafonismo, teríamos uma escala com 12 notas. Mas isso já é outro assunto!

Nomenclatura: Literalmente, os "nomes" comumente dados a cada intervalo, principalmente quando vemos cifras (ou partituras com apoio de cifras para harmonia). Vemos, por exemplo, que a 2m (segunda menor) normalmente é grafada como b9 (nona menor).

Enarmônicos: Enarmonia são notas que possuem nomes diferentes, mas em si são a mesma nota. Olhando para o cromatismo diatônico temos 5 enarmonias. Por exemplo, temos que a 3M (terça maior) é igual à 4dim (quarta diminuta).

Em seguida, na tabela, temos todos os intervalos (cromatismo) dos 7 tons da escala diatônica. Poderíamos fazer também, como exercício, os intervalos dos acidentes (C#, Bb, etc). Mas deixo isso por conta de cada um!

Essa listagem mostra algumas coisas bem interessantes! Vejamos:

Fá Cromático: Temos ali, na 4dim, um Bbb. Mas o que é isso? Lê-se "Si dobrado bemol". Esquisito, não?! Mas é isso mesmo! Entendamos: a terça maior (3M) de F é A, certo (vide tabela)? Pois bem, a 3M possui um enarmônico que é a 4dim. Se a 3M já é A não tem como a 4dim ser A também (embora sejam a mesma nota, elas precisam ser representadas de forma diferente, pois são graus "diferentes"). Se trata-se de uma nota diminuta (4dim), então precisamos diminuir o grau de "alguém". A nota que está logo após o A é o B e, para diminuirmos o B de forma que ele vire um A, precisamos fazê-lo em 2 semi-tons (ou 1 tom), logo: Bbb (dois bemóis, ou dois semi-tons). Entenderam? É meio enrolado, eu sei! Hehe! Mas uma vez entendido o conceito, fica fácil. Leiam com calma e, em caso de dúvidas, perguntem.

Lá Cromático: Temos ali, na 2aum (segunda aumentada), um B#. Ocorre aqui o mesmo caso do exemplo anterior, mas dessa vez estamos aumentando o grau, e não diminuindo. Mais uma vez, a "esquisitice" ocorre por causa da enarmonia.

Alguém pode dizer: "tudo bem, mas eu nunca vou usar isso!". Quer apostar? Veja um exemplo abaixo, bem simples:


Para ninguém dizer que os intervalos foram demonstrados ou calculados de forma errada, coloquei um exemplo com a escala de C, que não possui nenhum acidente e já demonstra os intervalos naturalmente.

Vê o que aconteceu com a escala de G#? Algumas coisas "estranhas":

B#: Mais estranho do que um B#, seria se escrever "G#   A#   C   C#...". Representar a mesma nota duas vezes, mesmo que em intervalos diferentes, é considerado um erro na escrita musical.

E# e F## (Fá dobrado sustenido): Vale o mesmo conceito. Pode fazer as contas, está certo!

Ou seja, se você quiser escrever corretamente alguma coisa utilizando a escala de G#, terá que utilizar B#, E# e F##!

Ufa, acho que é isso! Tentei ser o mais conciso possível. Se tiverem dúvidas, podem postar nos comentários, ok?

Abraços!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Lucas disse...

Muito legal!!! Nâo lembrava desses conceitos!!!

Lucas LKs disse...

Loko

Lucas LKs disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário